© 2017 DUCO

O GRANDE DESAFIO DE LEVAR DESIGN

A PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Não é segredo que é possível aumentar a competitividade de um negócio através do design; inúmeros estudos sustentam este conceito. Por isso, o Sebrae Nacional nos desafiou a pensar sua atuação na temática Design junto aos pequenos negócios, em nível nacional, para os anos de 2015 a 2017. 

FORAM APRESENTADAS 29 AÇÕES DETALHADAS, CONSTRUÍDAS COM A CONTRIBUIÇÃO E VALIDAÇÃO DE 16 GESTORES DE DESIGN, REPRESENTANDO ESTADOS DAS CINCO REGIÕES DO BRASIL.

Inicialmente analisamos o histórico de atuação do Sebrae na temática e buscamos entender a demanda atual dos pequenos negócios no Brasil. Com esse levantamento em mãos, foi possível orientar como o Sebrae poderia atender a demanda de seus clientes em relação ao design.

 

Conhecendo as necessidades dos pequenos negócios, suas experiências prévias e interesses, assim como especificidades da atuação do Sebrae, pontos fracos e oportunidades encontradas, o planejamento foi traçado em três estratégias principais: promoção e difusão do uso do design; fortalecimento do atendimento do Sebrae na temática; e construção de ambiente favorável para o uso do design pelos pequenos negócios.

 

Além disso, o planejamento de abrangência nacional, considerou os diferentes stakeholders e apresentou 29 sugestões de ações detalhadas em diferentes naturezas: estruturação, disseminação e manutenção. As ações também foram classificadas de acordo com seu impacto, necessidade, visibilidade e viabilidade para servir de guia nas tomadas de decisões e implementação.