© 2017 DUCO

ESTUDO TRAÇA DIAGNÓSTICO DE EMPRESAS

DO PARANÁ

Evaluating the impact of a design program is a challenge that requires data collection and analysis. Knowing this, Centro Brasil Design (CBD) asked us to monitor and analyse the impact of the Paraná Innovative Program, in order to present a detailed report to their partner and funder of the program, the Secretary of Science, Technology and Higher Education (SETI).

OS RESULTADOS INDICAM QUE ENQUANTO 57% DAS INDÚSTRIAS INVESTEM

E RECEBEM POUCO POR DESIGN, 10% REALIZAM ALTOS INVESTIMENTOS

E TÊM ALTOS ÍNDICES DE RETORNO.

Como solução, propusemos realizar um diagnóstico para cada empresa participante do programa. O resultado sairia da comparação da situação de uso do design pela empresa na sua entrada e ao final da sua participação no programa.

 

Para realização desses diagnósticos, usamos nossa ferramenta de Diagnóstico de Design. Ao todo, 40 empresas responderam ao questionário, permitindo o desenvolvimento de análises e relatórios individuais. Nossas análises apresentaram informações sobre o uso do design nas empresas, indicando, por exemplo: nível de gestão do design, forças e deficiências, impacto no faturamento proveniente de inovação e, inclusive, recomendações de ações práticas a serem tomadas pelas empresas para um uso eficiente do design.

 

Como consequência, o estudo de mais de 200 métricas nos permitiu entregar ao CBD um panorama completo, em relatório disponível para download, sobre o uso do design, sua gestão e performance nas empresas do Paraná.

 

Além disso, as análises conduzidas também contribuíram para delimitar desafios e pontos de atenção para programas futuros desenvolvidos pelo CBD.