© 2017 DUCO

PESQUISA SOBRE INOVAÇÃO E PROCESSO

DE COCRIAÇÃO AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS SOLUÇÕES

Como os pequenos negócios lidam com a Inovação? Responder a essa pergunta

foi um dos desafios deste trabalho realizado para o Sebrae/PR. A partir desse entendimento, propusemos uma estratégia de atuação e um portfólio de soluções alinhado com as necessidades dos clientes.

65 EMPRESÁRIOS DO PARANÁ E 16 COLABORADORES DO SEBRAE/PR FORAM ENVOLVIDOS NO PROJETO, PARA GERAR UM PORTFÓLIO COERENTE DE 20 SOLUÇÕES.

Uma imersão na realidade das empresas para entender sua percepção de Inovação foi realizada por 5 pesquisadores da nossa equipe, em 6 cidades do estado do Paraná, somando um total de 24 visitas e entrevistas. Para ter a contrapartida do serviço atualmente prestado aos clientes do Sebrae, aplicamos a técnica de Cliente Oculto. Também analisamos um estudo anterior, quantitativo, do perfil do cliente Sebrae, que contou com a participação de 1200 empresários. Para concluir a pesquisa, efetuamos um benchmark de 45 soluções no Brasil e mundo afora. Em seguida, workshops com empresários e colaboradores contribuíram para consolidar o material pesquisado.

 

A partir da consolidação da pesquisa, foi iniciado o processo de desenvolvimento do portfólio. Nossa equipe realizou sessões de criação, resultando em 58 novas soluções. Paralelamente, a partir do agrupamento de padrões no comportamento das empresas, foi concebida uma estratégia de atuação para o Sebrae/PR no tema Inovação, que serviu como ferramenta para verificar a coerência das soluções criadas.

 

As soluções mais coerentes com a estratégia foram mantidas e melhoradas. Após validadas, junto aos colaboradores e empresários, concretizou-se uma proposta de portfólio de 20 soluções – presenciais e digitais – relacionadas à Inovação, detalhadas através de Briefings para que o Sebrae/PR possa dar continuidade ao desenvolvimento e implementação das soluções.