© 2017 DUCO

IMERSÃO NAS PRÁTICAS DE EXPORTAÇÃO

DE DESIGN E MODA

Uma das funções da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é apoiar as empresas brasileiras a exportar seus produtos e serviços. Em parceria com a ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) e com a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), a Apex-Brasil desenvolve diferentes projetos para estimular empresas dos ramos de Design e Moda em suas exportações. Mas como identificar qual o melhor tipo de estímulo para cada empresa?

O DESAFIO NESTE PROJETO ERA CRIAR UM SISTEMA DE SEGMENTAÇÃO QUE CLASSIFICARIA AS EMPRESAS DE ACORDO COM SUA CAPACIDADE PARA EXPORTAR. COM ESTE SISTEMA EM MÃOS, A ABEST E A ABEDESIGN PODERIAM FAZER UMA MELHOR GESTÃO DOS RECURSOS E PROGRAMAS OFERECIDOS PELA APEX-BRASIL.

Nossa contribuição foi o desenvolvendo da lógica por trás deste sistema de classificação, além da coleta de dados junto às empresas e a automatização de todo este processo.

 

Logicamente todo o trabalho iniciou-se com uma imersão nas atividades de exportação de Design e de Moda, até que pudéssemos desenvolver indicadores mensuráveis de capacidade e maturidade de exportação para as empresas em diferentes níveis.

 

A classificação permitiu que as duas associações desenvolvessem um trabalho de orientação junto às empresas, indicando-lhes melhoras na gestão, implementação e aperfeiçoamento de práticas relacionadas à exportação. Também possibilitou a criação de produtos e iniciativas de apoio às empresas, alinhadas com as necessidades específicas de cada nível.

 

Quando completo, o projeto incluiu pesquisa, pensamento estratégico, processamento de dados e visualização da informação. Esta combinação do design com o estudo, análise e apresentação de dados é uma de nossas paixões.