© 2017 DUCO

DIAGNÓSTICO DO DESIGN BRASILEIRO

CRIA REFERÊNCIA PARA O SETOR

O design é considerado um elo importante entre indústria e mercado, pois influencia diretamente no desenvolvimento de produtos percebidos como de qualidade e desempenho superior. O Centro Brasil Design (CBD) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), produziram o Diagnóstico do Design Brasileiro com o objetivo de criar uma referência para o desenvolvimento da indústria e fornecer subsídios para a elaboração de ações de suporte à indústria e ao design no país. 

INÉDITO NO BRASIL, O ESTUDO COM FOCO NO ENTENDIMENTO DO DESIGN NOS SETORES INDUSTRIAIS E DE SERVIÇOS CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 300 EMPRESAS E TROUXE DETALHES SOBRE A GESTÃO DE DESIGN E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA E SERVIÇOS BRASILEIROS.

Nossa contribuição no Diagnóstico foi a coleta e análise de dados primários da indústria, tornando possível a avaliação e compreensão do design nos setores industrial e de serviços. O levantamento de dados foi embasado na metodologia Design Management Staircase, para verificar o nível de aplicação e presença do design na indústria. Para a coleta dos dados, contamos com a ajuda crucial de associações setoriais por todo o Brasil.

 

As análises apresentadas tornaram visíveis relações como o tamanho e a constituição dos departamentos de design nos diferentes setores, e o retorno que cada configuração gera.

 

Também foram realizados relatórios setoriais aplicando nossa ferramenta Benchmark de Design, analisando o uso do design pelas empresas comparadas com amostras similares da Europa e de outros setores no Brasil. A análise abordava aspectos como: gestão de design; atributos de sucesso em desenvolvimento de produto; inovação; prioridades de investimento; estratégia; e benefícios do design para o negócio. O relatório completo do estudo está disponível para download.