© 2017 DUCO

DESIGN THINKING AJUDA A ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA TRATAMENTO

DA DERMATITE ATÓPICA

A dermatite atópica é uma doença que afeta mais de 2 milhões de brasileiros por ano

e ainda não tem cura. Com o objetivo de encontrar novas formas de minimizar este problema, a Associação de Apoio à Dermatite Atópica (AADA) nos chamou para criar

e facilitar dois workshops de Design Thinking, em São Paulo.

É PRECISO PENSAR EM TRATAMENTOS MAIS HUMANIZADOS, COM MAIS EMPATIA, QUE É O QUE O DESIGN THINKING PROPÕE.” – JULIA AKEMI MORAES, PACIENTE.

Entre pacientes, médicos, psicólogos e familiares, os dois workshops reuniram 66 participantes, vindos de 8 países diferentes.

 

O primeiro workshop foi realizado durante o Simpósio Internacional de Dermatite Atópica (ISAD 2016). As dinâmicas preparadas para este workshop levaram os participantes a construir personas, identificar seus desafios, criar mapas mentais e pensar em novas soluções que unissem palavras do mapa mental com desafios enfrentados pelas personas. As melhores ideias foram prototipadas e validadas através de narrativa oral.

 

No segundo workshop, utilizamos também a figura do e-Patient, um paciente empoderado que participava com suas próprias opiniões. No processo de desenvolvimento de ideias também foram usadas as ferramentas de Mapa da Jornada do Usuário, Manchetes do Amanhã e 5W2H.

 

A montagem de um produto fictício e criação de um cartaz de cinema foram alguns dos exercícios que levaram os participantes a desenvolver ideias criativas, de forma divertida.

 

Como resultado, a AADA angariou ideias para novas soluções viáveis e desejáveis para o tratamento de pacientes com dermatite atópica, alcançadas por meio do processo de Design Thinking.